Sobre o NPAS

O NPAS – Núcleo Paulista de Atenção à Superdotação – tem como proposta promover a atenção às altas habilidades/superdotação em diferentes níveis.

Formado por uma equipe de profissionais de psicologia e pedagogia, cuida da avaliação e do atendimento de crianças, jovens e adultos talentosos e seus familiares.

As principais características do modelo proposto pelo NPAS são a descentralização e a abordagem qualitativa no atendimento à superdotação. O trabalho é voltado à identificação compreensiva das altas habilidades, considerando os aspectos cognitivos, afetivos e sociais, numa visão mais ampla e abrangente do que o modelo psicométrico tradicional.

Além do serviço de avaliação, também são oferecidas orientações a pais e escolas, por meio de palestras, grupos e oficinas.


Levando em consideração a carência de serviços voltados a essa população e a problemática extensão da metrópole, o Núcleo não tem uma sede, disponibilizando diversos locais de atendimento na cidade de São Paulo, numa tentativa de minimizar os problemas de deslocamento que muitas vezes inviabilizam as avaliações.

Além de facilitar o acesso dos interessados por meio da descentralização, o NPAS destina uma parcela de seus serviços ao público de baixa renda.

Os objetivos do Núcleo são: